O ministro do STF Luís Roberto Barroso nesta quinta-feira 09/10/25 no plenário, sem até muitos não estarem esperando, anunciou oficialmente a sua aposentadoria compulsória, saindo da Corte na semana seguinte.
Há mais ou menos 9 anos, houve mudanças relevantes nas classes judicial e política; entre os 3 Poderes do Brasil, na relação do Governo Federal, Congresso Nacional e STF; envolvendo polarização e ideologias, resultando em embates, litígios e brigas.
Que mantém nos dias presentes tensão nas instituições públicas, com julgamento do ato 8/1 (que tem laços/lideranças do campo da direita), podendo afetar economia e eleições/2026 de todo Brasil.
O critério principal usado para indicação do presidente da República para ministro do STF, passou de lista tríplice/diversidade para confiança/proximidade.
Hoje a situação de mudança (indicação de ministro) é como "avião" que deseja pousar e o momento é de uma "tempestade" (judicial × política × economia) no País, logo em seguida terá um novo "avião" (indicação) nas mesmas condições climáticas que pretende "levantar voo".
Países da Europa têm mandato limitado para ministros de tribunais; nos EUA, cargo é vitalício #terra (05/10/2023)
Pacheco (presidente na época/Congresso) diz que limite de mandato de ministros do STF seria "bom para o país e para a Corte" #cnnbrasil (02/10/2023)
Atualmente não é recomendado para o Senado Federal chancelar a indicação de qualquer magistrado que seja indicado ao STF; antes do Congresso discutir (aprovar ou reprovar) mudanças para o próximo ministro do Supremo.
Países da Europa são exemplos de nações democráticas que podem ser seguidos, sobre indicação e tempo de ministro na Corte.
A indicação do ministro para STF, foi como uma etapa que o "pai" (presidente da República) apresentava/indicava "filho(a)" (futuro ministro) para passar pelo "namoro" (sabatina, "beija mão"), aprovando (Senado) indo direto para o "casamento" (STF×Congresso×Gov Federal).
O Senado mudando o futuro do mandato dos ministros do Supremo, essa relação do STF será como "noivado", existindo outra etapa (terminando no STF) para o "casamento".
8 de janeiro; Rito necessário, mas não aguardado: 1° Anistia, 2° Corte Internacional de Justiça, 3° Dosimetria #blogbaruque (07/10/2025)
https://asiltonbaruque.blogspot.com/2025/10/8-de-janeiro-rito-necessario-mas-nao.html?m=1
'Sou contra ministro do STF se eternizar no cargo' diz Joaquim Barbosa #estadao/uol (10/10/2025)




