segunda-feira, 18 de novembro de 2013

PETROBRÁS: MAIOR LUCRO DO BRASIL, PRECISA DE AUMENTO?

Os combustíveis sempre esteve entre os vilões entre os maiores puxadores da inflação, não somente em ser um dos itens que em todos anos mais sobem os preços, mas por ser um produto que o aumento reflete em reajustes de outros preços, como alimentos, móveis, praticamente todos produtos vendidos no varejo, pelo Brasil ser um país que utiliza muito como frete o transporte por rodovias, que o custo está embutido com os gastos com combustíveis, além de incidir sobre tarifas dos ônibus metropolitanos, inter-estaduais e transportes em geral. 

O Brasil precisa e tem de controlar os preços de combustíveis, e de todos os preços de empresas que detém o monopólio ou oligopólio do produto no mercado, a reclamação do controle de preços só é válida se antes for pedido a quebra do monopólio, como por exemplo a permissão de distribuidoras de combustíveis importar gasolina de refinarias da Venezuela, para vender aos postos de combustíveis no Brasil. 
  

A metodologia de preços de combustíveis reajustando automaticamente, discutido pelo conselho da Petrobrás é muito pior para a União, que o orçamento impositivo, contestado pelo Governo Federal e aprovado pelo Congresso, se fosse adotado seriamente um reajuste conforme os preços dos combustíveis do exterior teria que baixar os preços dos combustíveis. Entre os países com reserva de petróleo, o preço da gasolina no Brasil está apenas atrás da Noruega. Comparar preço de combustíveis do Brasil com países do exterior que não possui refinaria, muito menos petróleo, obrigando-os a importar, é no mínimo injusto.   



A Petrobrás no acumulado dos 9 primeiros meses desse ano, já teve um lucro líquido de R$ 17.300 bilhões. Antes a estatal já havia tido no 1º semestre de 2013 alta de 77% ante os 6 primeiros meses de 2012. Com esse lucro dá a impressão que a Petrobrás quando a produção no país não é suficiente, ao invés de importar somente da Venezuela gasolina por R$ 0,03 centavos, importa alguns litros da Noruega por R$ 6,03 para transparecer prejuízo, de importar mais caro e vender mais barato. 

Enquanto a estatal petrolífera do país não deixa de aumentar em dezenas de bilhões os lucros, a estatal energética Eletrobras, que a demanda à obriga a se preocupar em multiplicar a cada ano os investimentos em vários tipos de usinas para geração de energia no Brasil, acumulou no 1º semestre desse ano, o lucro líquido de R$ 2.6 bilhões, mas um prejuízo de 915 milhões no 3º trimestre de 2013, recuando o lucro nos 9 primeiros meses para 1.685 bilhão, no ano.


PosiçãoPaísPreço por litro
1º lugarNoruegaR$ 6,03
2º lugarTurquiaR$ 5,72
3º lugarPaíses BaixosR$ 5,32
4º lugarItáliaR$ 5,16
5º lugarGréciaR$ 4,97
6º lugarPortugalR$ 4,95
7º lugarFrançaR$ 4,87
8º lugarHong KongR$ 4,86
9º lugarSuéciaR$ 4,85
10º lugarBélgicaR$ 4,82
11º lugarFinlândiaR$ 4,82
12º lugarAlemanhaR$ 4,80
13º lugarDinamarcaR$ 4,74
14º lugarIsraelR$ 4,71
15º lugarIrlandaR$ 4,66
16º lugarReino UnidoR$ 4,64
17º lugarEslovêniaR$ 4,43
18º lugarEslováquiaR$ 4,38
19º lugarMaltaR$ 4,35
20º lugarSuíçaR$ 4,34
21º lugarEspanhaR$ 4,19
22º lugarHungriaR$ 4,14
23º lugarRepública ChecaR$ 4,09
24º lugarÁustriaR$ 4,07
25º lugarChipreR$ 4,06
26º lugarCroáciaR$ 4,01
27º lugarLuxemburgoR$ 3,90
28º lugarNova ZelândiaR$ 3,89
29º lugarLetôniaR$ 3,89
30º lugarCoreia do SulR$ 3,86
31º lugarLituâniaR$ 3,86
32º lugarBulgáriaR$ 3,83
33º lugarRomêniaR$ 3,80
34º lugarSingapuraR$ 3,79
35º lugarPolôniaR$ 3,76
36º lugarChileR$ 3,72
37º lugarEstôniaR$ 3,65
38º lugarJapãoR$ 3,53
39º lugarBrasilR$ 3,34
40º lugarArgentinaR$ 3,22
41º lugarAustráliaR$ 3,17
42º lugarÁfrica do SulR$ 2,96
43º lugarÍndiaR$ 2,84
44º lugarFilipinasR$ 2,82
45º lugarCanadáR$ 2,80
46º lugarChinaR$ 2,80
47º lugarTailândiaR$ 2,79
48º lugarColômbiaR$ 2,71
49º lugarPaquistãoR$ 2,32
50º lugarEstados UnidosR$ 2,19
51º lugarIndonésiaR$ 2,17
52º lugarMéxicoR$ 2,05
53º lugarRússiaR$ 2,03
54º lugarMalásiaR$ 1,38
55º lugarNigériaR$ 1,36
56º lugarIrãR$ 1,29
57º lugarEmirados ÁrabesR$ 1,06
58º lugarEgitoR$ 0,60
59º lugarKuwaitR$ 0,48
60º lugarArábia SauditaR$ 0,27
61º lugarVenezuelaR$ 0,03
Fonte: Bloomberg


Brasil fica em 15° em ranking do impacto da gasolina no salário

DE SÃO PAULO 
Atualizado em 24/06/2013 às 17h21 Folha de S.Paulo

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A parcela da renda diária do brasileiro necessária para comprar um litro de gasolina é a 15ª maior em uma lista de 60 países, mostra um levantamento feito pela Bloomberg.
No segundo trimestre do ano, o preço do litro do combustível no país era de cerca de R$ 3,30, que equivale a 4,88% do que o brasileiro ganha, em média, por dia (R$ 67,62), aponta a pesquisa.
O percentual é superior ao preço relativo em outros países emergentes como Rússia, que ficou na 35ª posição da lista, e Coreia do Sul, que ficou no 30º lugar.
O ranking é liderado pela Índia, onde o gasto médio com um litro de gasolina chega a 30,69% do salário diário.
A classificação é resultado dos baixos rendimentos e da infraestrutura limitada do país, segundo a Bloomberg.
Em valores nominais, o combustível no Brasil é o 36º mais caro do mundo.
A Venezuela tem o litro da gasolina mais barato -o preço é de, em média, R$ 0,02, ou 0,03% da renda diária de um venezuelano.
Já o país onde o combustível é mais caro é a Turquia, onde o valor do litro é de R$ 5,30, ou 8,56% do rendimento diário no país.
A média de consumo diário no Brasil é de 0,3 litro.

PREÇO EM ALTA

Segundo o levantamento, o preço da gasolina no Brasil cresceu 15% na passagem do primeiro trimestre de 2013 para o segundo, alta mais expressiva do ranking.
Nos primeiros três meses do ano, quando o litro da gasolina estava em R$ 2,91, o combustível era o 39º mais caro da lista em valores nominais.
Este ano, a Petrobras anunciou um reajuste de 5,4% no preço da gasolina -o primeiro com impacto ao consumidor desde 2005.
Antes, a alta era anulada nos postos, já que o governo abria mão da arrecadação da Cide, imposto federal dos combustíveis que foi zerado no ano passado e, portanto, não pode mais compensar eventuais reajustes.
A Petrobras é obrigada a importar o combustível a preços internacionais e vendê-lo com defasagem no mercado interno, para não comprometer a meta oficial de inflação do governo.

GASTO COM GASOLINA NO BRASIL
4,88%
é a fatia do salário
gasta na compra de um litro de gasolina no Brasil


R$ 3,30
é quanto custa
o litro do combustível
atualmente no país



30,7%
do salário é o gasto médio
na Índia, a líder da pesquisa, de um total de 60 países 


'Cresceria mais se não pagasse tanto por combustível', diz presidente da Avianca

MARIANA BARBOSA Folha de S.Paulo, 17/11/2013 - 01h30

Enquanto as líderes do setor aéreo economizam até no ar condicionado para fazer frente ao aumento de custos de combustível e do câmbio, que têm provocado prejuízos bilionários desde o ano passado, no QG da Avianca o clima é de comemoração.
Com um serviço elogiado pelos viajantes (lanche quente, TV individual e espaço entre as poltronas), a Avianca não dá conta da demanda.
O engenheiro José Efromovich, 58, sócio do irmão German na empresa e desde 2008 seu presidente, ressalta que tem o maior aproveitamento de assentos do setor (82%). 

                                                      José Efromovich dá entrevista na sede da Avianca

Há anos na lanterna, deve crescer 40% em 2013 e prevê fechar o ano com 7% do mercado --o que já incomoda a concorrência. Neste mês, a Gol ampliou o espaço em seus aviões retirando duas fileiras de assentos na ponte aérea Rio-SP.

Folha - Está sendo um ano difícil para o setor, com combustível e câmbio em alta e zero de crescimento. Se, como o sr. diz, a Avianca lucrar nesse cenário, a demanda que o setor apresentou ao governo é choradeira de quem enfrenta problemas particulares?
José Efromovich - Não vi ninguém chorar. O meu resultado não é suficiente. Poderia crescer muito mais. Por que temos que pagar o combustível mais caro do mundo? Não entendo a fórmula de cálculo da Petrobras. Na última semana do mês, você fica sabendo o preço que pagará no mês seguinte. Se o preço do combustível dobra, não há milagre. Vai ser repassado para a passagem. 

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