E espero que a prefeitura não construa corredor de ônibus na Avenida Radial Leste, aonde funciona duas faixas reversíveis de manhã e uma a noite, o que a construção poderia impossibilitar a operação feitas pela CET a muitos anos. A grande maioria dos passageiros da região Leste utilizam os trens do Metrô e CPTM, por serem mais rápidos e integrarem todas regiões da Grande São Paulo.
Seria melhor a utilização da receita para construção do corredor de ônibus da Radial Leste, na ampliação da própria avenida aonde uma parte só tem duas faixas, que são divididas por carros e ônibus, tendo espaço para ampliação, e essa via será umas ou a principal ligação de acesso para chegar até o futuro estádio do Corinthians, que vai sediar a abertura da Copa do Mundo. E também seria melhor para o governo do município de São Paulo do que construir o corredor o investimento na expansão do Metrô em parceria com o governo do Estado de São Paulo, já que foi promessa de campanha.
Haddad quer antecipar construção de quatro
estações de metrô
SÃO PAULO - SÃO PAULO - O ex-ministro da Educação Fernando Haddad, candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, afirmou nesta quarta-feira que negociará com o governo do Estado para antecipar a construção de quatro estações de metrô, em especial uma em Pirituba, na zona norte da cidade, para fortalecer o acesso ao futuro centro de exposições construído no local.
“A nossa candidatura à feira mundial de 2020 está comprometida se a estação Pirituba não for incluída na fase 1 do projeto de expansão do metrô, e não na fase 3, como é a proposta atual do governo do Estado”, afirmou. A Expo 2020 é a maior feira de eventos e exposições do mundo e a Prefeitura de São Paulo concorre com outras cidades do planeta para sediá-la.
O petista, que fez uma caminhada pela região nesta quarta-feira, ironizou a atuação do prefeito Gilberto Kassab (PSD) na expansão da rede metroviária - o pessedista prometeu entregar R$ 2 bilhões para investimentos no sistema até o fim de seu mandato, em dezembro. “A parceira não pode significar apenas o repasse do recurso. Tem que sentar à mesa e discutir o plano de obras e o cronograma”, afirmou Haddad.
O ex-ministro, porém, não disse quanto pretende repassar para o governo estadual realizar o investimento no metrô. Afirmou apenas que dará “o quanto for necessário”, indicando que o dinheiro pode ser da prefeitura ou do governo federal. “O importante é que tenha o recurso e que não fique parado no caixa do governo”, disse.
Segundo Haddad, há outras três estações de metrô em que há um interesse maior da prefeitura em construir antecipadamente: Jardim Ângela (zona sul), Lapa e Cerro Corá (ambos na zona oeste). Todas já fazem parte do plano de expansão do metrô, mas não estão incluídas entre as prioridades da rede.
(Raphael Di Cunto | Valor)
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