sexta-feira, 6 de setembro de 2013

TRANSPORTES DE SÃO PAULO

No município de São Paulo não poderia ter faixas exclusivas de ônibus com funcionamento direto por mais de 15 horas em vias expressas aonde a quantidade de ônibus é quase insignificante perto da quantidade de carros. O que prejudica os próprios passageiros dos ônibus por não incentivar o uso dos carros fora dos horários de pico, e assim se trava o trânsito fazendo chegar até ruas e avenidas aonde não tem faixas exclusivas. No corredor Norte-Sul, a maior parte dos passageiros da região Norte utilizam a linha 1 do Metrô, e a maior parte dos passageiros da região Sul utilizam o corredor Sto Amaro-9 de Julho (por onde circulam a maioria dos ônibus que liga o Term Bandeira/Centro ao Term Sto Amaro/Zona Sul). 



E espero que a prefeitura não construa corredor de ônibus na Avenida Radial Leste, aonde funciona duas faixas reversíveis de manhã e uma a noite, o que a construção poderia impossibilitar a operação feitas pela CET a muitos anos. A grande maioria dos passageiros da região Leste utilizam os trens do Metrô e CPTM, por serem mais rápidos e integrarem todas regiões da Grande São Paulo. 



Seria melhor a utilização da receita para construção do corredor de ônibus da Radial Leste, na ampliação da própria avenida aonde uma parte só tem duas faixas, que são divididas por carros e ônibus, tendo espaço para ampliação, e essa via será umas ou a principal ligação de acesso para chegar até o futuro estádio do Corinthians, que vai sediar a abertura da Copa do Mundo. E também seria melhor para o governo do município de São Paulo do que construir o corredor o investimento na expansão do Metrô em parceria com o governo do Estado de São Paulo, já que foi promessa de campanha.



Haddad quer antecipar construção de quatro 



estações de metrô

08/08/2012 às 18h32 Por Raphael Di Cunto | Valor
SÃO PAULO  -  SÃO PAULO - O ex-ministro da Educação Fernando Haddad, candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, afirmou nesta quarta-feira que negociará com o governo do Estado para antecipar a construção de quatro estações de metrô, em especial uma em Pirituba, na zona norte da cidade, para fortalecer o acesso ao futuro centro de exposições construído no local.
“A nossa candidatura à feira mundial de 2020 está comprometida se a estação Pirituba não for incluída na fase 1 do projeto de expansão do metrô, e não na fase 3, como é a proposta atual do governo do Estado”, afirmou. A Expo 2020 é a maior feira de eventos e exposições do mundo e a Prefeitura de São Paulo concorre com outras cidades do planeta para sediá-la.
O petista, que fez uma caminhada pela região nesta quarta-feira, ironizou a atuação do prefeito Gilberto Kassab (PSD) na expansão da rede metroviária - o pessedista prometeu entregar R$ 2 bilhões para investimentos no sistema até o fim de seu mandato, em dezembro. “A parceira não pode significar apenas o repasse do recurso. Tem que sentar à mesa e discutir o plano de obras e o cronograma”, afirmou Haddad.
O ex-ministro, porém, não disse quanto pretende repassar para o governo estadual realizar o investimento no metrô. Afirmou apenas que dará “o quanto for necessário”, indicando que o dinheiro pode ser da prefeitura ou do governo federal. “O importante é que tenha o recurso e que não fique parado no caixa do governo”, disse.
Segundo Haddad, há outras três estações de metrô em que há um interesse maior da prefeitura em construir antecipadamente: Jardim Ângela (zona sul), Lapa e Cerro Corá (ambos na zona oeste). Todas já fazem parte do plano de expansão do metrô, mas não estão incluídas entre as prioridades da rede.
(Raphael Di Cunto | Valor)




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