quarta-feira, 13 de novembro de 2013

METRÔ: O CARO PODE SAIR BARATO


Muitas vezes em tudo na vida o aparentemente barato, muitas vezes pode sair caro no final das contas, associaria essa frase a nova Linha 13 Jade projetada para CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que ligaria a Zona Leste na cidade de São Paulo ao Aeroporto de Cumbica em Guarulhos, não estarei criticando o projeto em si, que tem imensas qualidades e pode melhorar a vida de milhões de pessoas, oferecendo um transporte de qualidade, mas estarei buscando unir idéias para o aperfeiçoamento da futura linha.
                                                        Linha projetada pela CPTM - 13 Jade



Gostaria de sugerir ao Governo do Estado de São Paulo e ao Governo Federal (que tem terá participação na obra, da futura Linha 13 Jade), que refletisse o legado que pode deixar para o longo de vidas e séculos, transformando o caro ou trabalhoso, em um grande ganho para cidades, estado e país, e o reconhecimento de todos aos governos pela melhoria e aprimoramento do projeto.

                                                  Linha projetada para o Monotrilho - 13 Jade



O projeto da Linha 13 Jade da CPTM que sairia da cidade Guarulhos terminaria na estação Engenheiro Goulart (Zona Leste de São Paulo), tendo integração com a Linha 12 Safira da CPTM (Brás-Calmon Viana/Poá), a minha ressalva seria, que está linha/12 tem muitas estações e trens em condições ruins comparando com outras da própria CPTM, assim turistas ou trabalhadores vindos do mundo inteiro desembarcando no Aeroporto de Cumbica em Guarulhos, que gostaria de utilizar o transporte público teria que utilizar essa Linha 12 Safira para chegar até o Centro de São Paulo ou ir para outras regiões da Grande São Paulo, seria como sair de um carro popular zero km/linha 13 Jade/CPTM e pegar um Fusquinha sem manutenção/Linha 12 Safira.


Seria de maior importância para todos que irão utilizar a futura Linha 13 Jade, que ela fosse feita com o Monotrilho, e administrada pelo Metrô, hoje já são fabricados trens em Hortolândia no interior de São Paulo para futuras linhas que utilizarão o Monotrilho (15 Prata, 17 Ouro), oferecendo a todos que utilizarem um maior conforto, rapidez e qualidade de sistema do transporte público sobre trilhos, para toda vida.



Seria importante a futura linha de Guarulhos, que fosse até a  estação Brás usando parte da estrutura da Linha 12 Safira, essa linha da CPTM que vem de Calmon Viana/Poá, passaria a fazer final na estação Engº Goulart, para integração com o Monotrilho (13 Jade) para chegar até o Brás/Centro de São Paulo.
Para o aperfeiçoamento e modernização para os usuários da nova linha, seria construído elevados (2 ou 3 km) para fazer final ao lado da estação Brás da Linha 3 Vermelha do Metrô, o que facilitaria a integração rápida, e para separar do pátio da CPTM entorno do Brás. Essa futura linha com Monotrilho seria como três linhas em uma (Jade 13, parte da Safira 12 e o expresso Aeroporto/projeto).

Por ser de maior qualidade a futura linha 13 Jade com Monotrilho, poderia ser construída novas estações que já estavam em projeto na linha 12 Safira/CPTM entre a estação Tatuapé e a estação Engº Goulart. É certeza com Monotrilho os moradores de Guarulhos, trabalhadores, turistas que desembarcarem no Aeroporto de Cumbica, entraria em um carro de ultima geração zero km, para ir direto até o Centro de São Paulo.



A construção da futura Linha 13 Jade com Monotrilho, todos ganharia em qualidade, conforto e rapidez, para um futuro maior sem se preocupar com aumento de demanda, ganharia também o reconhecimento dos usuários para os governos do Estado de São Paulo e Federal, além da futura linha somar km a mais de metrô em São Paulo, o que muitos reclamam comparando com extensão de metrô de outras cidades (Xangai 468 km, Nova York 418 km, Santiago 103 km, Cidade do México 202 km) com a futura Linha 13 Jade, sendo da CPTM não seria somado nenhum km ao Metrô de São Paulo 74,3 km.




A primeira visita ao monotrilho da zona leste

Composição da Linha 15 começa a tomar forma em fábrica de Hortolândia

14 de abril de 2013 | 2h 05

CAIO DO VALLE - O Estado de S.Paulo
Está para nascer o caçulinha dos trens de São Paulo. E a reportagem do Estado foi acompanhar os momentos finais dessa gestação. O primeiro monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô, em construção em uma fábrica no interior, começa a ganhar as feições de uma máquina capaz de carregar até mil pessoas por viagem, metade de uma composição metroviária convencional. Seu desafio é grande: atender a uma das áreas mais carentes de transporte público de qualidade da capital: a zona leste.
Sons de rebites, marteladas e ajustes dominavam a linha de montagem instalada em Hortolândia, a 105 quilômetros de São Paulo, na manhã de sexta-feira. Os operários trabalhavam vigorosamente nos sete vagões do trem que vai inaugurar a "era" dos monotrilhos na capital.
Cada uma dessas partes se encontrava em um estágio de desenvolvimento. A mais avançada, uma das pontas da composição, já tem acabamento na parede interna e janelas instaladas.
Aliás, as janelas têm 1,2 metro de altura, são consideravelmente maiores que as dos trens que rodam nas linhas da Companhia do Metropolitano de São Paulo e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Quando o monotrilho estiver suspenso nas vigas por onde andará, a quase 15 metros do chão, elas proporcionarão vistas contundentes de São Mateus, Parque São Lucas e Vila Prudente.
Mas se o caçulinha ganha na amplidão de suas janelas, perde de seus irmãos maiores no quesito número de portas por vagão. São só duas por lado, ante quatro dos velhos trens. Outro aspecto que chama a atenção é que, diferentemente desses, o monotrilho tem portas que deslizam pelo lado de fora da lataria. A medida é para ganhar espaço, deixando a "carapaça" mais fina, explica o engenheiro Manuel Fernandes Gonçalves, gerente de produção da fabricante Bombardier.
  
De acordo com ele, esse primeiro monotrilho deve ficar pronto em julho. Logo em seguida os vagões serão levados em caminhões para o pátio da Linha 15 na região do Oratório, zona leste, para início dos testes. Neste ano, a previsão é de que cinco trens sejam entregues ao Metrô. Os outros 49 sairão escalonadamente da fábrica até 2016, quando todos os trechos da Linha 15 deverão estar concluídos.
Será ele capaz? O modal não é exatamente inédito por aqui - já houve um pequeno monotrilho em Poços de Caldas (MG), mais para funções turísticas -, mas nunca foi submetido ao teste de fogo do cotidiano de uma cidade como São Paulo. Por isso, os especialistas são cautelosos em prever sua eficácia. Outro ramal de monotrilho está em construção na cidade, a Linha 17-Ouro, na zona sul, que abre em 2015. Outro está previsto para o ABC. Os trens da Linha 15 terão 90 metros de comprimento, ante 132 do Metrô e 170 da CPTM.
O consultor Horácio Augusto Figueira, mestre em Transportes pela Universidade de São Paulo (USP), pondera que a Linha 15, que cortará a zona leste radialmente, pode acabar sofrendo do mesmo problema pendular que acomete a sobrecarregada Linha 3-Vermelha, com uma demanda muito grande no sentido centro durante o horário de pico matinal. E vice-versa à tarde. "Mas, em tese, o monotrilho terá uma capacidade maior do que um corredor de ônibus."
Para Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), a tendência é que com a expansão da rede metroviária, a possível superlotação do monotrilho diminua. Por hora e sentido, os trens da Linha 15 transportarão até 48 mil passageiros, segundo o Metrô. Assim como na Linha 4-Amarela, as composições não terão condutores. O Metrô não divulgou quanto está gastando por trem.


23/09/2013 19h20 - Atualizado em 23/09/2013 20h05

CPTM  recebe a u t orização para obra de


l i n ha  a t é Aeroporto de Cumbica

Trem até o aeroporto deve entrar em operação em 2015. Investimentos na extensão das linhas 9 e 13 somam R$ 2,8 bilhões

Do G1 São Paulo


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB),assinou a autorização para obras em duas linhas nesta segunda-feira (23). Uma delas deve beneficiar 120 mil usuários por dia e oferecerá opção de acesso ao Aeroporto de Cumbica pela tarifa básica do sistema, que hoje é de R$ 3.
Os dois empreendimentos autorizados pelo governador terão investimentos de R$ 2,8 bilhões e devem entrar em operação em 2015. Ainda no evento realizado na estação Palmeiras-Barra Funda, Alckmin entregou seis novos trens para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Trem para Cumbica
A conexão com o aeroporto será através da Linha 13-Jade, que ligará a estação Engenheiro Goulart da Linha 12- Safira, na Zona Leste da capital paulista, ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. "Com a Linha 13-Jade, nós completaremos 12 linhas, cinco de Metrô e sete de CPTM", afirmou Alckmin.
A Linha 13-Jade terá 12 km de extensão, saindo da estação Engenheiro Goulart da Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), em direção a Guarulhos. O projeto prevê a construção de uma nova estação em Engenheiro Goulart e de duas novas estações: Guarulhos-Cecap e Aeroporto Internacional de Guarulhos.
"Metade dela vai ser elevada, porque passa sobre o Parque Ecológico, sobre o Rio Tietê, sobre a Ayrton Senna e sobre a Dutra", comentou Alckmin.
De acordo com o governo do estado, as obras foram contratadas por R$ 1,1 bilhão e serão executadas pelos consórcios HFTS Jade e CST Linha 13-Jade.  Já o investimento total estimado para implantação da nova linha é de R$ 2,1 bilhões.
O governador explicou que já há conversas com a concessionária que administra o aeroporto para oferecer um sistema que interligará a estação ao terminal. "A pessoa desce do trem, se for a um terminal um pouco mais distante toma o "people mover" (espécie de trem local), como tem nas estações do mundo todo, mais modernas do mundo todo, sem pagar nada e chega dentro do seu terminal. Seja terminal interno ou terminal pra voo internacional", afirmou Alckmin.
Linha 9 até Varginha
O governador também autorizou o início das obras de extensão da Linha 9-Esmeralda, integrada ao Metrô, até Varginha, na Zona Sul. Atualmente, a Linha 9-Esmeralda liga Osasco, cidade vizinha a São Paulo, ao bairro do Grajaú, na Zona Sul e conta com integração com o Metrô nas estações Santo Amaro (Linha 5-Lilás) e com a Linha 8-Diamante, da CPTM, nas estações Osasco e Presidente Altino.
Com a ampliação de mais 4,5 km, levará o trem até Varginha, no extremo sul da capital. Quando estiver pronta, a linha terá  mais duas estações:  Mendes e Varginha, por onde deverão passar 110 mil usuários por dia.   A obra foi contratada por R$ 274 milhões e será executada pelos consórcios THS Esmeralda e TSC Linha 9-Esmeralda.  O valor do investimento total para o empreendimento está estimado em cerca de R$ 633 milhões.

Operação em 2015
O governo estadual prevê que a Linha-13 entrará em operação em 2015 e deverá beneficiar, inicialmente, 120 mil usuários por dia. O valor da tarifa será de R$ 3. As obras foram contratadas por R$ 1,1 bilhão.  Os consórcios que executarão o serviço são HFTS Jade e CST Linha 13-Jade. O investimento total estimado para implantação da nova linha é de R$ 2,1 bilhões. O projeto conta com financiamento internacional no valor de 550 milhões de euros, obtido junto à Agência de Desenvolvimento Francesa (AFD).
Alckmin também entregou os seis últimos trens da série 8000 para a Linha 8-Diamante, completando o lote de 36 trens fabricados pela CAF,  em Hortolândia (SP) e adquiridos por meio de Parceria Público Privada (PPP). Esses trens fazem parte dos 105 adquiridos para a CPTM, desde 2006, totalizando 96 novas composições em operação.



2 comentários:

  1. Quando vai está pronto a estação 13 jade

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  2. Por se tratar de uma nova linha ela precisa passar por alguns testes, trabalhando de uma maneira mais restrita. Mas a linha em si inaugura dia 31 de março, em caráter de teste com funcionamento nos finais de semana, durante todo o mês de Abril funcionando nos Sábados e Domingos, das 9h às 13h, sem a cobrança de passagem. No mês de Maio o funcionamento será de Segunda a Segunda,ainda não foi indicado o horário de funcionamento ou se haverá ampliação do horário, mas tudo diz que ocorrera a ampliação do horário, funcionando além das 9h as 13h, ainda sem cobrança de passagem. Já no mês de Junho inicia a operação regular 4h-00h, com cobrança de tarifa e se adequando ao horário de operação da outras linhas.

    Esses prazos é importante para que se mitigar todas as falhas que possam vim a ocorrer. Segue um resumo dos mesmo:

    31 - Março - Inauguração
    Abril - Operação assistida, operando de Sábado e Domingo das 9h às 13h.
    Maio - Operação assistida, funcionamento de Segunda a Segunda -sem horário informação, mas com grande possibilidade de ampliação do horário-
    Junho - Operação Regular de Segunda a Segunda das 4h às 00h,

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