Em todas médias e grandes cidades urbanas a preferência é dada para o transporte coletivo (em relação ao transporte individual), com faixas e corredores exclusivos de ônibus.
No Sistema Anchieta-Imigrantes (duas rodovias), o transporte coletivo (ônibus rodoviário) que sai do Terminal Rodoviário Jabaquara (Zona Sul da Capital), e de outras cidades do estado de São Paulo com destino à Baixada Santista (Santos, São Vicente, Guarujá...), são "jogados" para dividir duas faixas com caminhões na descida da Serra do Mar, na rodovia Anchieta (como teia de aranha sobre montanhas).
É oferecido para o transporte individual (automóveis) na rodovia Imigrantes 3 faixas (Pista Sul/inaugurada em 2002 sobre concessão da Ecovias), formada na maioria com viadutos e 4 túneis (mais extensos do Brasil com 3146 m e 3009 m), que passam por montanhas da Serra.
Nas grandes cidades o tratamento aos caminhões, é o inverso ao tratamento dado aos ônibus, enquanto nas grandes cidades existem faixas exclusivas para transporte coletivo, os caminhões precisam cumprir horários para entrar/circular nas vias das grandes cidades.
O transporte rodoviário coletivo não precisa de faixa exclusiva na Imigrantes, mas também não pode dividir duas faixas acentuadas (Anchieta) na descida da Serra do Mar; o perigo da rodovia soma-se à milhares de caminhões (muitos em péssimo estado e quase parando de mercadorias) que circulam do Brasil para o Porto de Santos, resultado é alto risco de ocorrer diariamente acidentes e interdições na via.
No Sistema Anchieta-Imigrantes (duas rodovias), o transporte coletivo (ônibus rodoviário) que sai do Terminal Rodoviário Jabaquara (Zona Sul da Capital), e de outras cidades do estado de São Paulo com destino à Baixada Santista (Santos, São Vicente, Guarujá...), são "jogados" para dividir duas faixas com caminhões na descida da Serra do Mar, na rodovia Anchieta (como teia de aranha sobre montanhas).
É oferecido para o transporte individual (automóveis) na rodovia Imigrantes 3 faixas (Pista Sul/inaugurada em 2002 sobre concessão da Ecovias), formada na maioria com viadutos e 4 túneis (mais extensos do Brasil com 3146 m e 3009 m), que passam por montanhas da Serra.
Nas grandes cidades o tratamento aos caminhões, é o inverso ao tratamento dado aos ônibus, enquanto nas grandes cidades existem faixas exclusivas para transporte coletivo, os caminhões precisam cumprir horários para entrar/circular nas vias das grandes cidades.
O transporte rodoviário coletivo não precisa de faixa exclusiva na Imigrantes, mas também não pode dividir duas faixas acentuadas (Anchieta) na descida da Serra do Mar; o perigo da rodovia soma-se à milhares de caminhões (muitos em péssimo estado e quase parando de mercadorias) que circulam do Brasil para o Porto de Santos, resultado é alto risco de ocorrer diariamente acidentes e interdições na via.
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