segunda-feira, 3 de abril de 2023

SANTOS-GUARUJÁ: PONTE OU TÚNEL; QUAL O MELHOR?


Mesmo antes de 2017 http://asiltonbaruque.blogspot.com/2017/12/cobranca-de-1-mundo-e-servico-da-idade.html?m=1 sempre debati necessidades em construir alguma ligação (ponte ou túnel) entre cidades paulistas, desenvolvidas, litorâneas Santos e Guarujá.

Em pleno século 21, essa construção está muitas décadas atrasadas; principalmente seus moradores (pedestres) que diariamente para atravessar pouco mais de 500 metros precisam pagar valores como transporte coletivo (barcas) e carros/motos como fosse pedágio (balsas).

Em 2020 https://mobile.twitter.com/asiltonbaruque/status/1528913004007415811  passei a vê que a ponte, além de fazer ligação ajudando principalmente pedestres, além de carros, motos entre Santos-Guarujá, essas cidades turísticas tendo uma ponte bem feita, ajudaria o turismo em ambos.

Nesse ano (2023) muitas autoridades (públicas e privadas) defendem a ligação através de túnel entre Santos-Guarujá. Caso os responsáveis estejam certos na construção de túnel para ligar cidades da Baixada-Santista.
Vejo necessidades para os pedestres, da construção do teleférico, com valores populares e integração com transporte coletivo para os pedestres que atravessam alguns metros (600m) do mar/diariamente (trabalho, estudos...); e a construção de aproximadamente 4 km entre a praia de Aparecida em Santos e a praia das Astúrias no Guarujá.

Além da opção da construção do teleférico (caso seja escolhido a construção do túnel para os carros); teria também como escolha para os pedestres na ligação Santos-Guarujá, entre opções mais inovadoras/2 túneis: galeria (e para ciclistas); https://www.archdaily.com.br/br/762072/london-underline-gensler-propoe-rede-de-transporte-subterraneo-para-pedestres-e-ciclistas-em-londres ou veículo de alta velocidade; https://brasil.elpais.com/brasil/2018/12/19/tecnologia/1545233156_581637.html


terça-feira, 7 de março de 2023

1° METRÔ EXPRESSO DE SP (ABC-São Paulo-Guarulhos)


O projeto do 1° Metrô Expresso de SP, ligaria ao ABC (especificamente às cidades de Santo André/São Caetano do Sul), passando pela Zona Leste até a cidade de Guarulhos.
Essas regiões/cidades da Grande São Paulo, atinge um total de mais ou menos 8 milhões de habitantes.
Esse projeto do Metrô Expresso em São Paulo pode tomar como exemplo a Linha 11-Coral da CPTM (Expresso Leste) ligando a estação Corinthians-Itaquera (Zona Leste) até Estação Brás (Centro), tendo apenas a estação Tatuapé.
Enquanto a Linha 3-Vermelha do Metrô, nesse mesmo percurso/paralela (15 km) com 11 estações (Corinthians-Itaquera, Artur Alvim, Patriarca-Vila Ré, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde, Penha, Carrão, Tatuapé, Belém, Bresser-Mooca e Brás).

A maior demora na construção e expansão das linhas de Metrô nas grandes cidades é a necessidade da infraestrutura, tendo de  construir túneis/elevados e desapropriar imóveis.

Uma das vantagens da construção do 1° Metrô Expresso (ABC-São Paulo-Guarulhos), seria a disposição de um corredor/terreno nas cidades de Santo André/São Caetano do Sul/São Paulo, ao lado da Linha 10-Turquesa da CPTM; esse trecho da Linha Metrô Expresso seria construído em superfície, não necessitando de túneis ou elevados. Futuramente a expansão da ligação da Linha Metrô Expresso no ABC seria de Santo André até o Centro da cidade de São Bernardo do Campo. 

Para o Metrô Expresso (ABC-São Paulo-Guarulhos) começar ser construído e terminar em tempo recorde, precisa principalmente da análise do Governo do Estado de São Paulo; para utilização de parte da Linha 2-Verde/Metrô, que está em projeção/construção na Zona Leste (entre Estação Vila Prudente até Estação Penha de França); essa parte seria a ligação da Linha Metrô Expresso entre o ABC até Guarulhos.

Guarulhos segunda maior cidade do estado de São Paulo receberia obras da Linha Metrô Expresso da Zona Leste da Capital para completar 3 etapas:
1a até Dutra/Shopping Internacional;
2a até Centro de Guarulhos;
3a até Aeroporto de Cumbica.