A construção de um túnel ou ponte na Baixada Santista que ligaria o município de Santos com Guarujá é uma novela que dura desde 1927, e os moradores e frequentadores das duas cidades que sofrem.
O atual Governo do Estado de São Paulo que tomou posse (2019) João Doria, anunciou que pretende retomar as obras (Ponte Santos-Guarujá), que nem começou, mas que a população merece e aguarda quase um século uma decisão concreta, para ligação, que seja digna e adequada para os tempos atuais.
A falta dessa obra demonstra a necessidade da população, com sensação de descaso e estarem na idade da pedra, que muitas vezes são obrigados à desmarcarem, desistirem ou não cumprirem algo, por causa de alguns metros, por não terem como pagar (pra dar alguns passos), como se obrigasse todo mundo a pagar pra andar alguns quarteirões (até padaria, mercado, ponto de ônibus...).
E para piorar essa obrigação ou sofrimento é que o cidadão tem que pagar: Barca: pedestres/R$ 3,10. Balsa: carros/R$ 12,30, motos/R$ 6,30, carros c/reboque/R$ 24,70, ônibus, caminhões c/2 ou 3 eixos/R$ 43,30 ou R$ 98,60, caminhões c/reboque/R$ 123,40.
As balsas/barcas, em pleno século 21 não pode ser única opção à se locomover entre grandes e desenvolvidas cidades, principalmente para moradores que necessitam no seu dia-dia (trabalhar, estudar...)
Em tempos de globalização, desenvolvimento e tecnologia seria melhor fazer licitação (concessão), para iniciativa privada bancar a obra e explorar com pedágios. Se a iniciativa privada bancar a construção (túnel ou ponte), vai explorar (cobrar) por um serviço decente, digno, que merecem principalmente os cidadãos moradores de Santos e Guarujá (hoje só existe cobrança).
Caso o Governo eleito (2019) João Doria concretize a obra/construção da Ponte Santos-Guarujá, fora importância da ligação para os turistas e moradores da Baixada Santista, e arquitetura da ponte (valoriza local).
É relevante que a engenharia faça altura para os navios passarem embaixo da ponte, o dobro do maior Cruzeiro do mundo (de 1912 à 2010 altura passou de 43 m pra 72 m). Pra nunca acontecer enrosco, que acontece muito com caminhões embaixo de viadutos, nas grandes metrópoles.
A Ponte Rio-Niterói foi construída em 1974, com 13,8 km de extensão, atualmente a concessionária (iniciativa privada) responsável pela Ponte que liga as cidades do Rio de Janeiro e Niterói cobra R$ 4,30 pelo pedágio para os carros de passeio.
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