quarta-feira, 28 de maio de 2014

MOBILIDADE URBANA, O GRANDE DESAFIO.



A sugestão a seguir de mobilidade urbana na cidade de São Paulo, vejo como uma importância imensa para população e para própria prefeitura do município, por ser uma obra de grande porte e impacto positivo, que com possíveis parcerias (Estadual/Federal) pode se tornar mais fácil executar. 

O projeto seria o prolongamento do conhecido Expresso Tiradentes, que é feito hoje grande parte do trajeto pela avenida do Estado, e liga o Terminal Mercado (Centro) aos Terminais Sacomã e Vila Prudente, essa expansão seria na avenida Radial Leste e avenida Aricanduva, e passaria a se chamar BRT (Bus Rapid Transit), assim praticamente a Radial só teria duas linhas (BRT) que faria a ligação com o Centro e outras regiões da capital com a Zona Leste (Terminal Sacomã-Terminal Aricanduva e Terminal Vila Prudente-Terminal Itaquera), e seriam complementadas nos terminais e estações do BRT por lotações e ônibus para servir bairros da região Leste.



Essa obra não tira as faixas reversíveis existentes da avenida Radial Leste, porque os corredores seriam construídos grande parte ao lado do Metrô, o que ajuda também economizar grande receita, por não precisar de elevados, desse modo não teria semáforos, da mesma forma como os transportes sobre trilhos (Linha 3 Vermelha/Metrô e 11 Coral/CPTM). Possivelmente os corredores em elevados seriam mais exigidos na região do Brás até o Terminal Mercado, e parte da avenida Aricanduva.




A minha vontade pessoal seria que esse BRT e toda expansão fosse com VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos), com acesso gratuito para estações do Metrô e CPTM, mas só a expansão do BRT (Expresso Tiradentes) já é difícil; imagina, e um projeto ainda mais complexo pelas qualidades exigidas para execução das obras, e toda burocracia?  

 




Vídeo do atual Expresso Tiradentes




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